twitter




Em 1995, a equipe chefiada por James Gosling, programador da Sun Microsystems, criou a linguagem de programação Java.

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto e seu maior diferencial em relação às outras linguagens é que ela é compilada para um bytecode, que é executado por uma máquina virtual.

Na história da computação, a linguagem Java já é um marco. Desde seu lançamento, foi a linguagem que foi adotada com maior rapidez pelo extenso e vasto mercado. Ainda em 2004 a plataforma atingia a marca de mais de 3 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.

A plataforma – popular pelo seu vasto uso na internet – hoje já possui ambiente de execução presente em celulares, palmtops, web browsers, mainframes, SOs, dentre outros.

Os maiores diferenciais dessa linguagem são: orientação a objeto, portabilidade e independência da plataforma, segurança e recursos de rede (é possível encontrar uma biblioteca ampla e variada sobre rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, HTTP eFTP).

Além disso, essa linguagem possui diversas vantagens em relação às outras. Sua sintaxe é bastante similar a linguagem C/C++; tem facilidade de internacionalizações porque suporta caracteres Unicode; tem simplicidade na especificação, tanto de ambiente quanto de execução (JVM), tem um excelente e vasto conjunto de bibliotecas (ou API´s) e realiza deslocação de memória automática por processo de coletor de lixo.

Vários ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) como: BlueJ, JCreator e jEdit, permitem o desenvolvimento de aplicações em Java.

O JUGs (Java User Groups) é a maior comunidade de desenvolvedores Java do mundo. Nesse espaço é possível trocar informações, compartilhar conhecimento e resolver dúvidas.

No Brasil o movimento de grupos de usuários vem se expandindo significativamente a cada ano e hoje já forma alguns dos maiores grupos de usuários Java do mundo. PortalJava, GUJ e o JavaFree são apenas alguns exemplos de onde é possível encontrar desenvolvedores dessa linguagem no país.


__________________________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.